Tráfego Pago e Criação de Sites

Vale a pena ter um site no google sites?

Google sites

Se você quer fortalecer a sua marca no mundo on-line, o primeiro passo consiste na criação de um site, que pode ser feito tanto por meio de plataformas gratuitas, como é o caso do criador de sites do Google, quanto com agências especializadas. No artigo de hoje você saberá tudo sobre o Google Sites, suas vantagens e desvantagens. Continue lendo.

Para ter um negócio promissor hoje em dia é indispensável considerá-lo na Internet. Afinal, são mais de 5,16 bilhões de pessoas que se conectam diariamente à rede de computadores mundial para entretenimento, trabalho, compras e afins (fonte: Global Overview Report 2023).

 

O que é o google sites?

O Google é uma empresa gigante da tecnologia, tendo como um dos principais objetivos ser útil e acessível aos usuários quando eles mais precisam. É por essa razão que, para além das pesquisas que podem ser realizadas pelo navegador, há muitas funcionalidades gratuitas para empresas e empreendedores.

Uma delas é o Google Sites, uma plataforma simples, versátil e intuitiva para construção de websites. A ferramenta é procurada principalmente por pequenos empreendedores, já que é gratuita e não necessita de conhecimento técnico para usá-la.

 

Como funciona?

Funciona como um PowerPoint, em que o usuário insere e edita o conteúdo facilmente, a partir de modelos com layout prontos. É possível, por exemplo, inserir vídeos, fotos, links, textos e muito mais.

O sistema do Google possibilita a criação de portais institucionais, páginas de eventos, central de ajuda, sites internos e intranets — uma rede de computadores com acesso exclusivo de uma corporação, sendo um importante veículo de comunicação no ambiente interno/colaboradores.

Como o processo de criação das páginas envolve o recurso de arrastar, soltar e customizar, o trabalho maior está na gerência do conteúdo do site, sendo responsabilidade do criador inserir o que considera necessário e atrativo aos potenciais clientes.

 

Vantagens e desvantagens do google sites

Diante do que mostramos, algumas questões são certas:

  • existe economia;
  • o processo é rápido e facilitado;
  • o site é responsivo;
  • hospedagem gratuita;
  • o domínio é gratuito, caso opte por usar o que a ferramenta disponibiliza;
  • pode integrar o seu site ao Google Workspace e as ferramentas integradas ao pacote, como Meet, gmail, planilhas, etc.

 

Porém, para entendermos se a plataforma é a solução ideal para o seu negócio, é relevante também pensarmos nas suas limitações.

O Google Sites é uma opção para empresas que não necessitam de soluções robustas. Isso significa que se o objetivo é expandir e escalar o site, será necessário investir em mudanças. Além disso, conquistar um bom lugar no ranking do Google para atrair leads também será um grande desafio.

Algumas das limitações da plataforma são:

  • falta de suporte;
  • não é possível configurar um blog;
  • não é possível criar uma loja virtual;
  • quantidade limitada de temas;
  • funcionalidades simples;
  • alterações manuais feitas por você;
  • não pode ser editava via smartphone.

 

Mesmo sendo uma boa opção para os que não querem investir em um site profissional, não há dúvidas de que em algum momento o site criado pela plataforma se tornará limitado para sua empresa.

Dessa forma, se após analisar as informações que trouxemos, entender as vantagens e desvantagens do Google Site, você analisar que o melhor para o seu negócio é procurar um especialista na criação de sites profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias do Blog

Newsletter

Destaques

Redes Sociais